Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Olimpíada chega à segunda etapa regional em Fortaleza

Língua portuguesa

 
     Começa hoje segunda-feira, 8, em Fortaleza, o segundo encontro regional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Estarão reunidos os 125 finalistas do gênero poema. Participam dessa etapa estudantes do quinto e do sexto anos do ensino fundamental. Eles foram selecionados nas fases escolar, municipal e estadual. Desse grupo de autores serão indicados 38 para a etapa nacional. A oficina vai até quarta-feira, 10, no Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema.

      Nos três dias, os 125 estudantes vão participar de atividades em grupos, em salas separadas. Cada grupo terá o acompanhamento de dois professores-formadores, a quem caberá orientar as atividades de criação, aperfeiçoamento dos textos e leitura de autores nacionais e internacionais no gênero.

      Os professores de língua portuguesa dos semifinalistas atuarão com as equipes de formadores para qualificar a atuação nas salas de aula. Todos os dias, ao final dos trabalhos em grupo, estudantes e professores estarão juntos em atividades culturais e recreativas.

      Calendário — O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade que coordena a olimpíada, elaborou calendário que compreende quatro encontros regionais com os semifinalistas, um para cada gênero literário. Os próximos encontros regionais serão realizados de quarta-feira, 10, até sexta, 12, em Belo Horizonte, com estudantes do sétimo e do oitavo anos do ensino fundamental que produziram textos no gênero memória. Do dia 16 até o dia 18, em São Paulo, o encontro reunirá, sob o tema artigo de opinião, os concorrentes do segundo e do terceiro anos do ensino médio.

      O primeiro encontro regional ocorreu esta semana (dias 3 a 5), em Curitiba, com os semifinalistas da modalidade crônica. Encerradas as etapas regionais, serão selecionados 152 estudantes — 38 por categoria — para a fase nacional, no dia 29, em Brasília, quando serão anunciados os 20 vencedores, cinco por gênero literário.

      Este ano, a Olimpíada de Língua Portuguesa teve a participação de 141.332 professores e de 59.803 escolas públicas de educação básica. Educadores e unidades de ensino representam as 27 unidades da Federação e 5.488 dos 5.565 municípios brasileiros. O Lugar Onde Vivo é o tema que orienta os trabalhos de alunos e professores.
     A competição é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Cenpec.

Ionice Lorenzoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário