Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

MUNICÍPIO DE TAMBOARA

Tamboara é um município brasileiro situado na região noroeste do estado do Paraná, ao norte do Rio Ivaí. Sua população estimada em 2009 é de 4.804 habitantes.

História

A fundação e colonização desse município foi executada pela Sociedade Técnica e Colonizadora Engenheiro Beltrão. O nome Tamboara, originário do tupi, é em homenagem ao grande chefe indígena e líder de sua nação, o Cacique Tamboara. Através da Lei Estadual nº 253, em 26 de novembro de 1954 o município se desmembrou de Paranavaí, tornando-se autônomo. A instalação oficial se deu em 26 de novembro de 1955, tendo como primeiro prefeito Duílio Trevisani Beltrão, um dos fundadores.

Geografia

Demografia

Na época em que o café estava em alta, o município atingiu seu maior contingente populacional chegando a aproximadamente 12.000 habitantes. Vieram para cá agricultores de diversas regiões, principalmente paulistas, mineiros e baianos a procura de trabalho nas lavouras. Hoje, com o café desvalorizado, a população se resume a pouco menos de 5.000 habitantes e apresenta um baixo crescimento anual. Sua densidade demográfica é de 23,44 hab./km² considerando o senso estimado pelo IBGE em 2008.

Clima

O clima é Subtropical Úmido Mesotérmico, apresenta verões quentes que tendem a concentrar as chuvas (temperatura média superior a 22°C), invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18°C), sem estação seca definida.

Rodovias

O município não apresenta um grande entroncamento rodoviário, mas algumas rodovias importantes cortam-no:

Economia

A economia tamboarense é essencialmente agrária. A produção agrícola tem como principais produtos a cana-de-açúcar, a mandioca e o milho, mas também se cultiva algodão, alho, amendoim, arroz, café, caqui, laranja, soja e outros. A pecuária também é bastante expressiva, apresentando um número de bovinos quase 4 vezes maior que a população humana. A avicultura é desenvolvida e mecanizada. Tirando a agropecuária, a PEA (População Economicamente Ativa) se emprega no setor industrial ou no de serviços no percentual de 6,12% e 68,48% segundo dados do IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário